Regras de Etiqueta para o Casamento

May 14, 2015

 

O Casamento sem duvida é um divisor de águas, tanto na vida do homem como da mulher. É uma tradição milenar, e ao longo do tempo, cada povo foi criando suas própria tradições e costumes,  em volta deste momento único. como você pode conferir em nosso recente post Tradiçoes de Casamento pelo Mundo.

 

Mas para que tudo dê certo e não apareça nenhum constrangimento, é importante respeitar umas regrinhas básicas, que chamamos de etiqueta ou protocolo, que além de demonstrar respeito por esse dia, mostrará que você pe uma pessoa bem educada. 

 

 


Chegada à igreja  - O noivo sempre chegará antes da noiva, com uma diferença de pelo menos meia hora. Tanto ele quanto ela devem entrar na igreja em cortejo, ele de braço dado com sua mãe ou madrinha, ela, com seu pai ou padrinho.  A noiva não deve se atrasar, hoje em dia o atraso significa falta de respeito tanto aos convidados e  às noivas que vão se casar na sequência. Ao entrar, ela deve se posicionar ao lado esquerdo do noivo. Esta tradição remonta à época em que os homens levavam a arma do lado direito, e, desta forma, tinham mais liberdade de movimento. 

Dentro da igreja - Os convidados da noiva ficarão do lado esquerdo da igreja, atrás da noiva, enquanto os do noivo ficarão à direita, atrás dele. Os primeiros bancos são destinados aos familiares mais diretos. No primeiro banco devem estar os pais, avós e padrinhos de batismo. No segundo, outros parentes próximos e as testemunhas. Os outros convidados podem se sentar onde desejarem. 

 

Não pule a cerimônia religiosa e chegue apenas para a festa, pois é deselegante. Ainda que sua religião seja diferente da dos noivos ou que você não tenha paciência para os rituais do casamento. Sua presença ali é uma forma de demonstrar respeito e carinho com os noivos.

 

 

Na festa ou banquete - O fato de os noivos chegarem antes ou depois dos convidados não é considerado um detalhe importante. O importante é que haja alguém da família para recepcionar as pessoas que forem chegando. 

 


Dentro do salão, as mesas devem estar dispostas de forma circular, para facilitar o fluxo dos recém-casados entre elas. Os pais devem se sentar em mesas próximas à destinada ao novo casal. 

 

Não leve o presente de casamento no dia da festa. Caso não dê para entregar na casa da noiva antes do casamento, entregue na casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento. Ou na casa dos noivos, depois que eles voltarem de lua de mel.

 

 

Não cumprimente com beijo ou aperto de mão uma pessoa que esteja à mesa de refeições. Nestes casos, faça um cumprimento apenas verbal. Primeiro, por uma questão de higiene. E segundo, para não atrapalhar quem está comendo.

 

Ao sentarem-se, as mulheres devem sempre tentar manter uma postura reta. As pernas podem ser cruzadas ou não. Caso não as cruze, mantenha as paralelas, uma do lado da outra.

 

Há uma regra de ouro dos “cinco nãos”: não apontar, não bocejar, não coçar, não cutucar e não espreguiçar. E vale para todos os convidados do casamento, sejam homens ou mulheres.

 

Não devore os pratos do Buffet ou a bandeja de salgadinhos! Não importa o tamanho de sua fome ou há quanto tempo você está sem comer. Faça pratos pequenos (e repita se for o caso) e nada de encher a mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo.

 

Não exagere na bebida. Um pouco é gostoso e divertido, mas o álcool em excesso nos faz perder a noção (e junto com a noção, vai-se embora a elegância). Não adianta nada chegar à festa de casamento toda linda e maquiada e ir embora toda descabelada e descalça. Mantenha a linha, sempre.

 

Não leve pra casa os detalhes da festa. Arranjos da mesa, porta-guardanapos, enfeites da mesa de docinhos e os próprios docinhos do casamento: por mais bonitos que sejam, eles não são seus. Além disso, pode ser um desrespeito com os noivos. Já pensou se eles tiverem de arcar com o prejuízo dos itens que foram saqueados?

 

Cumprimente os noivos durante a festa de casamento, agradeça-os pelo convite e deseje felicidades à nova vida. Isso chega a ser uma obrigação dos convidados do casamento! Caso queira ir embora cedo da festa, nada de planejar a famosa “saída à francesa”. Até é permitida, desde que você já tenha cumprimentado os noivos antes. Caso contrário, procure-os antes de ir.

 

Se o convite de casamento foi feito apenas para você e seu companheiro, entenda que os noivos estão esperando apenas duas pessoas para a festa. Levar pessoas a mais que não foram convidadas (a prima, o amigo, a irmã...) é indelicado e ainda prejudica a organização do buffet, que está preparado para um número certo de convidados.

 

Enfim,  são regras que  devem ser seguidas independentemente do tipo de casamento que se vá fazer. São simples e não pedem nenhum esforço extra nem dos noivos nem dos convidados. 

 

Boa festa

 

 

 

 

 

Please reload

Post em Destaque

Casamentos Awards 2016

May 4, 2016

1/3
Please reload

Posts Recentes

November 1, 2016

September 13, 2016

Please reload

Archive
Djs para Casamentos e 15 anos, em Sao Jose dos Campos - Drix Eventos
Djs para Casamentos e 15 anos, em Sao Jose dos Campos
você é o vistante:

R. República do Iraque, 40  

Jd. Oswaldo Cruz,

São José dos Campos - SP

Djs para Casamentos e 15 anos, em Sao Jose dos Campos

(12)      3302-2157

 

(12)  9-7402-1372

Djs para Casamentos e 15 anos, em Sao Jose dos Campos

drix@drixeventos.com

  • facebook
  • YouTube Limpa
  • Instagram Limpa
Djs para Casamentos e 15 anos, em Sao Jose dos Campos