top of page

Dezembro é o Mês das Noivas



Se você ainda acha que Maio é o mês das Noivas, então é melhor se atualizar.


Já tem muito tempo que o mês de Dezembro tem sido o mais casamenteiro.


Mas para entender a mudança, vamos entender um pouquinho da origem do costume de se casar em Maio, que é bastante curioso e vem desde a idade média.


Maio era o mês onde as pessoas tomavam seu primeiro banho anual (caramba!), pois no hemisfério norte essa é data que começa a primavera. Como naquela época não existia a comodidade de um chuveiro elétrico era praticamente impossível tomar um banho com a temperatura abaixo do zero grau. Bom, todos limpinhos e cheirosos, nada melhor que aproveitar a ocasião para se casar. E para caprichar ainda mais, as noivas traziam perto do corpo ramos perfumados de flores, o que nos remete a outra tradição, a criação do bouquet.

Outra explicação é que maio é considerado o mês das flores no velho continente e um dos meses mais bonitos do ano por lá, o que casa com a teoria do banho.


Para a igreja católica maio é considerado o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, como a influência da igreja católica era forte naquela época, essa passa a ser a hipótese mais aceita por todos, mesmo sem haver nenhuma passagem bíblica afirmando o fato. A comemoração do dia das mães para o segundo domingo de maio também tem uma forte influência do cristianismo. A partir deste fato maio passou a ser considerado o melhor mês para a união de casais e até hoje é considerado pelos ocidentais como o mês das noivas.

Existem outras teorias, mais essas são as mais relevantes e aceitas.


Então porque Dezembro acabou substituindo Maio?

Bom, o banho deixou de ser um problema já faz tempo, então o que os noivos tem feito ultimamente é optar pela praticidade. As férias de final de ano e uma ajudazinha do 13º salário são os itens que mais contribuem para esta mudança de costume. De acordo com a último levantamento do IBGE, Maio é o 5º mês que mais concentra as uniões civis.

Veja abaixo uma tabelinha do percentual de casamentos por mês no Brasil, e na nossa Região, o Vale do Paraíba e Litoral Norte, Note que os números são bem parecidos



Mas nada disso é mais importante do que o verdadeiro motivo da união que é o amor entre duas pessoas e o desejo de seguirem o mesmo caminho juntas.


Ah, mas por que o DJ está tão interessado nesse assunto? Bom é curioso como a procura por esse mês é tão intensa em nosso escritório. Então fui pesquisar para tentar entender um pouco mais ;-)


E precisando de um DJ apaixonado por fazer festas de casamento, nos procure. Teremos uma imensa satisfação em recebe-los, nem que seja pra tomarmos um café e falarmos um pouco sobre esse dia tão maravilhoso.



Um grande abraço a todos!!!

Sandro Costa


Post em Destaque
Posts Recentes
Archive
bottom of page